domingo, 27 de março de 2016

O que é inflação?

Na economia há um princípio que afirma: "se um produto está sendo oferecido em grande quantidade, a tendência é que seu valor e preço caiam, ou seja, excesso de oferta gera desvalorização". Isso explica porque o preço da água é baixo na região amazônica e ao mesmo tempo alto em países de regiões desérticas. Este princípio explica ainda porque metais difíceis de serem encontrados na natureza são tão valorizados. É esta teoria que está por trás do fenômeno da inflação. Quando o governo injeta dinheiro no país para supostamente "aquecer a economia", ele está apenas provocando sua desvalorização real. 

Por meio do Banco Central, o governo promove a expansão de dinheiro e crédito que chegam às pessoas em forma de empréstimos ou benefícios sociais etc. Agora que as pessoas têm mais dinheiro para trocar por bens, a demanda aumenta sem que tenha aumentado a oferta, logo vem sua consequência mais famosa: o aumento de preços dos produtos (o que é equivalente a desvalorização real do dinheiro). Nada disso ocorreria numa situação normal em que a demanda e oferta estão em equilíbrio.

A parte bizarra dessa história é que quando surge o aumento de preços, o governo aparece querendo controlar os preços através de leis e fiscalização generalizada, praticamente criando um estado policial. Um ótimo início para um governo que gosta de ditadura, não acham?

Existe um erro comum repetido por quase todos os economistas convencionais: eles confundem inflação com aumento de preço. Isso precisa acabar! Inflação consiste em aumentar (expandir) a quantidade de dinheiro na economia. Já o aumento generalizado de preços dos bens é apenas uma consequência dessa expansão de dinheiro.

Para acabar com a inflação é necessário basicamente impedir essa injeção de dinheiro que é feita pelas impressoras do Banco Central. Murray Rothbard e Friedrick Hayek argumentaram sobre a desestatização do dinheiro, ou seja, a impressão de dinheiro deveria ser retirada das mãos do governo e repassada para empresas privadas que emitiriam dinheiro de forma controlada, tendo como base a quantidade de ouro que elas possuírem em seus cofres, é o que se chama de Padrão-Ouro, assunto abordado em outro artigo.

Se queremos acabar com inflação, temos que acabar com as impressoras do Banco Central.


QUER SABER MAIS SOBRE INFLAÇÃO? CLIQUE AQUI:

1- Tio Patinhas explica inflação
2- A verdade sobre a inflação
3- O básico sobre inflação
4- O que você deve saber sobre a inflação
5- A atual definição de inflação impede a adoção de políticas sensatas
6- Inflação não é um aumento generalizado nos preços
7- Inflação


...

Nenhum comentário:

Postar um comentário